terça-feira, 24 de julho de 2012

Uso pedagógico da Internet

by SimoneA fim de contribuir na prática docente, segue abaixo sugestões de textos e artigos disponíveis no site Educared sobre o uso pedagógico da internet.  Vale a pena conferir.

Para ver clic no link abaixo:

Atualidades, reflexões e experiências sobre Educação e Internet

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Viagem de Estudos - Lugares Sagrados

Os acadêmicos do Curso Ciências da Religião da Universidade Regional de Blumenau - FURB / PARFOR – Brusque, Blumenau e Rio do Sul participaram de uma Viagem de Estudos - LUGARES SAGRADOS - na cidade de Curitiba/PR, em 06 e 07 de julho de 2012, onde conheceram uma Sinagoga, o Terreiro de Umbanda Pai Maneco, o Templo Budista Tibetano e uma Mesquita. Na oportunidade conheceram também o Jardim Botânico da cidade e o Museu Oscar Niemeyer.









Fotos:
By Rolf Oscar Hoeltgebaum

III Colóquio Regional de Ensino Religioso - Palmitos/SC

III Colóquio Regional de Ensino Religioso - Compartilhando Práticas Pedagógicas

Aconteceu no dia 27 de Junho o III Colóquio Regional de Ensino Religioso - Compartilhando Práticas Pedagógicas, na cidade de Palmitos/SC. O evento partiu da necessidade de aproximação entre Universidade e Redes de Ensino, no sentido de discutir paradigmas educacionais, práticas pedagógicas e partilhar experiências. Organizado pelo Curso de Ciências da Religião da UNOCHAPECÓ, através do Professor Eliston Terci Panzenhagen e acadêmicos do 5º período do curso, o evento contou com o apoio de diversos setores da própria Universidade, como a Coordenação do PARFOR, Coordenação do Curso, acadêmicos do 6º período e ainda egressos do Curso. Além destes, foi importante a contribuição da ASPERSC, apoio do FONAPER, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, através do Prof. Elcio Cechetti, bem como dos profissionais da Gerência Regional da Educação de Palmitos, nas pessoas do Gerente Agostinho Nos, Supervisora de Ensino Ines Pilatti e Articuladora do Ensino Fundamental Franciele Lazzari.
O Colóquio foi um momento para reunir os envolvidos acima citados e os professores de Ensino Religioso da rede regular de ensino desta GERED, para juntos repensar o Ensino Religioso enquanto componente curricular da educação básica. Além de trabalhar o embasamento teórico que dá sustentação ao Ensino Religioso nas escolas públicas e norteia a prática docente dos educadores, foi possível discutir a prática pedagógica como importante momento de construção humana e promoção do respeito à liberdade religiosa, cultural e social, baseando-se na diversidade de manifestações, reconhecendo o fenômeno religioso como inerente às mais diversas culturas e sociedades.

Ainda para complementar o evento, acadêmicos do 5º, 6º períodos e egressos do Curso de Ciências da Religião da UNOCHAPECÓ, puderam socializar atividades de aprendizagens de Estágio Supervisionado e práticas cotidianas da sala de aula, que permitiram, durante a realização do curso e mesmo no cotidiano da sala de aula, reconhecer o Ensino Religioso como uma área do conhecimento que integra a formação humana integral.
Desta forma, percebeu-se nas manifestações e avaliações dos participantes, um sentimento de satisfação, um momento onde puderam avaliar suas práticas e visualizar novas possibilidades de trabalho, uma vez que, o Ensino Religioso vem historicamente sofrendo com práticas, políticas e sistemas educacionais que não valorizam suficientemente as ciências humanas como elemento fundamental para a construção coletiva e cotidiana de um novo ser, de uma nova realidade, baseada na diversidade do ser.
By Josiane Crusaro



terça-feira, 3 de julho de 2012

A PAISAGEM E O SAGRADO - TV Escola

Confira no Programa TV ESCOLA  ao vídeo (26min):

Série: AO SUL DA PAISAGEM
Vídeo: A PAISAGEM E O SAGRADO

Sinopse: De maneira poética, apresenta particularidades da relação entre o ser humano e o ambiente em que vive.
Para ver clique aqui